segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Universidade do estado do Rio de janeiro
Faculdade de educação da baixada fluminense
TAELP II – Professor Ivan – Aluno Jorge Luiz Gomes Saldanha

Refletindo sobre a prática da aula de Português


É relevante a contribuição da Lingüista e professora Irandé Antunes com o livro Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
O texto é abrangente e elucidativo quanto as falhas e equívocos cometidos no ensino da Língua Portuguesa. A autora refuta tais práticas, valendo-se, para tanto, não somente da teoria, mas através da prática, baseada em argumentos convincentes. Ela contribui de forma fundamental para o dia-a-dia de professores e estudantes da nossa língua.
Somando-se ao PCN, ela aponta para uma nova concepção do ensino da disciplina, rompendo com uma forma tradicional, arcaica e que resiste à mudanças. Com maestria e competência ela fornece embasamento necessário para que essas mudanças tão necessárias ocorram de forma concreta e sejam consolidadas no magistério.

Um comentário:

  1. Jorge, a reflexão poderia ser aprofundada, principalmente, focalizando aspectos colocados no texto da autora. A reflexão deve apontar questões teóricas evidenciando sua compreensão, concordância ou não. É preciso exercitar a capacidade de argumentar sobre os assuntos apresentados pelo texto, dialogando com o mesmo.

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir